Habilidades e conhecimento

Confira aqui
Como apontam Bonnet e Moriset, o interesse por este tema reflete a dinâmica econômica dominante onde o crescimento nos países avançados é cada vez mais dependente do fator conhecimento e de elementos intangíveis ligados a habilidades e conhecimento.

No entanto, são os edifícios de escritórios que representam as estruturas físicas das funções informacionais e relacionais. Nesta perspectiva, o funcionamento eficiente dos mercados de escritórios torna- se uma externalidade associada às áreas metropolitanas, onde se tornaram altamente estruturadas e profissionalizadas, permitindo às imobiliárias limitar os seus custos de transação quando têm de adaptar as suas localizações às alterações das suas atividades.

Para além da eficiência do mercado em termos de correspondência oferta- demanda, tendo em conta a relação entre negócios imobiliários e a competitividade territorial também questiona o papel dos preços da terra. Claro, tudo o mais sendo igual, um território onde os níveis de terra são baixos será um território mais atraente do que um território onde os níveis de terra são altos.

O raciocínio econômico subjacente é que altos níveis de aluguel de terras provavelmente afetarão a produtividade das imobiliárias por meio de seu impacto nos custos de produção. Sobre este assunto, a revisão da literatura identifica alguns trabalhos que têm focado principalmente em territórios onde o planejamento é particularmente rigoroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *